O mundo das bandas de forró sofre constantes mudanças. Pode ser no estilo novo de fazer música, um cantor que faz escola com seu jeito de interpretar ou até mesmo o nome inusitado de uma banda que surge. Mas nada é tão inovador como a figura do assessor de imprensa.

Na banda Aviões do Forró o trabalho não é diferente. Uma das principais políticas é inovar, sair na frente, usar e abusar das estratégiase para uma boa divulgação das novidades. “Conhecer a fundo o seu produto não basta, você precisa saber vendê-lo e está sempre por perto também. Por isso,o a assessoria viaja com a banda de segunda a segunda. Só para exemplificar, no São João do ano passado, uma revista de renome nacional estava colhendo entrevistas com as bandas que passaram pelo São João de Caruaru. Antes do repórter entrevistar os vocalistas do Aviões do Forró, a assessoria sentou com a equipe da revista, mostrou toda a trajetória da banda e dos vocalistas. Ao entrevistar a outra banda, que não possuía assessoria, o repórter sem saber de muita coisa sobre a carreira do grupo, saiu perguntando o que não sabia e assim também foram as respostas dos vocalistas de lá, que aproveitaram para reclamarem do salário. Ao final a matéria saiu completamente em cima do Aviões”, destaca Junior Farias, assessor de imprensa.
.jpg)
Antes de ser exclusivo do Aviões, Junior Farias respondia por todas as bandas da A3 Entrenimento, como Aviões, Muído, Plays e Solteirões. Para ele, o fato de a banda fazer sucesso em todo o país torna a cobrança por um bom trabalho ainda maior. “Hoje, o Aviões participa dos maiores programas nacionais, está presente nos grandes editoriais. Devido a grande projeção que a banda ganhou nos últimos dois anos, a necessidade da exclusividade foi inevitável. Conhecer as pessoas certas e manter uma amizade com elas também é muito importante, é uma estratégia, mas nesse mundo de comunicação a gente ganha muitas amizades e graças a isso hoje possuimos acesso livre no Projac, na Central de Produção da Record e nas redações da editora abril"”, conta.
A tradição no forró não impediu as bandas Mastruz com Leite e Limão com Mel de investir na divulgação de suas imagens. Através da Assessoria de Imprensa da Forrozão Promoções, os grupos musicais caem nas graças do público não só no palco, mas, principalmente na internet.
O encarregado de fazer esse trabalho é André Luframaia. Atualmente, além do Mastruz com Leite e Limão com Mel, ele cuida do Calango Aceso e Mel com Terra, todas, com exceção da LCM, pertencentes ao Grupo Somzoom, parceiro da Forrozão Promoções.

Sobre a Limão com Mel, André confessa que foi um desafio aceitar fazer a assessoria da banda pernambucana.“É uma das mais queridas e adoradas bandas de todos os tempos e com um dos mais numerosos fã clubes do Brasil. Não é moleza. Sem dúvida alguma, o Limão e o Mastruz, são os dois produtos que mais demandam trabalhos pelas suas posições de destaque e notoriedade conquistadas no cenário nacional do forró”, ressalta.
Há também as que estão iniciando esse trabalho agora. É o caso das bandas Forró Sacode e Karisma. As duas apostaram em um blog na internet para deixar o público informado de tudo que acontece. “É através desse espaço que contamos tudo o que se passa com o grupo, desde a agenda de shows, até fotos, vídeos e novidades no grupo”, diz Rafael Lima, assessor da Sacode.
Atualmente, possuem assessoria de imprensa as bandas Cavalo de Pau, Cavaleiros do Forró, Encantus, Magníficos dentre outras.
Por: Hérlon Morais
Comente com o Facebook: