script src='http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.6/jquery.min.js' type='text/javascript'/>

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bandas investem em assessorias para conquistar a mídia



 O mundo das bandas de forró sofre constantes mudanças. Pode ser no estilo novo de fazer música, um cantor que faz escola com seu jeito de interpretar ou até mesmo o nome inusitado de uma banda que surge. Mas nada é tão inovador como a figura do assessor de imprensa.
Quem imaginaria que hoje, além dos músicos, estaria no palco um profissional com máquina fotográfica e filmadora registrando tudo e postando em tempo real na internet. Pois é, isso é fato e a cada dia fica mais comum no meio forrozeiro. Além da concorrência nas músicas e vendagens de CDs e DVDs, as bandas atualmente disputam espaço na mídia. Tanto faz se essa mídia é uma rede social ou grande emissora de televisão, o importante é aparecer.
Acioli acompanha Wesley em entrevista no camarim
As pioneiras a apostarem nesse profissional para, além de mostrar o trabalho da banda, estreitar os laços com os fãs foram as bandas Limão com Mel, Cavaleiros do Forró, Magníficos, Mastruz com Leite, Aviões do Forró e Garota Safada. O primeiro passo foi criar a identidade da banda na internet investindo em ferramentas como um site oficial.
A ideia deu tão certo que empresas que gerenciam artistas também aderiram a moda. É o caso, por exemplo, da Luan Promoções. A empresa, que possui sede em Recife, cuida da carreira de grandes nomes do forró como Geraldinho Lins, Garota Safada e Magníficos, além do fenômeno Banda Calypso. O segredo para emplacar todos os seus produtos na imprensa está nas mãos de Raphael Acioli, o assessor de imprensa do grupo.
“Quando se faz o que gosta, independente da quantidade – pois aqui são muitas bandas – nós ficamos satisfeitos. O segredo do nosso sucesso é guardado a sete chaves, mas posso garantir que um dos pilares de nossa equipe é a união. Temos pessoal altamente qualificado em nossos núcleos, cada um com suas tarefas e eu fico na coordenação. Nossa meta é sempre divulgar nossas bandas, mas, obedecemos conceitos que, por exemplo, nos fazem pensar que o importante não é aparecer e sim, aparecer em programas qualificados e que agreguem valor ao nosso trabalho. Somos profissionais e precisamos estar em programas, em jornais, sites, em revistas que tenham padrão de qualidade.”, afirma Acioli.
Raphael diz ainda que cuida pessoalmente do relacionamento das bandas com os veículos de todo o Brasil. “Sem falar que tenho dedicado parte do meu tempo a visitar as grandes centrais de produção - como por exemplo o Projac, da Rede Globo e as emissoras situadas em São Paulo. Hoje em dia, passo nos corredores das emissoras e os produtores já perguntam por nossas bandas, já se interessam em convidá-las para programas e atividades em mídia”, revela o assessor.
Na banda Aviões do Forró o trabalho não é diferente. Uma das principais políticas é inovar, sair na frente, usar e abusar das estratégiase para uma boa divulgação das novidades. “Conhecer a fundo o seu produto não basta, você precisa saber vendê-lo e está sempre por perto também. Por isso,o a assessoria viaja com a banda de segunda a segunda. Só para exemplificar, no São João do ano passado, uma revista de renome nacional estava colhendo entrevistas com as bandas que passaram pelo São João de Caruaru. Antes do repórter entrevistar os vocalistas do Aviões do Forró, a assessoria sentou com a equipe da revista, mostrou toda a trajetória da banda e dos vocalistas. Ao entrevistar a outra banda, que não possuía assessoria, o repórter sem saber de muita coisa sobre a carreira do grupo, saiu perguntando o que não sabia e assim também foram as respostas dos vocalistas de lá, que aproveitaram para reclamarem do salário. Ao final a matéria saiu completamente em cima do Aviões”, destaca Junior Farias, assessor de imprensa.
Antes de ser exclusivo do Aviões, Junior Farias respondia por todas as bandas da A3 Entrenimento, como Aviões, Muído, Plays e Solteirões. Para ele, o fato de a banda fazer sucesso em todo o país torna a cobrança por um bom trabalho ainda maior. “Hoje, o Aviões participa dos maiores programas nacionais, está presente nos grandes editoriais. Devido a grande projeção que a banda ganhou nos últimos dois anos, a necessidade da exclusividade foi inevitável. Conhecer as pessoas certas e manter uma amizade com elas também é muito importante, é uma estratégia, mas nesse mundo de comunicação a gente ganha muitas amizades e graças a isso hoje possuimos acesso livre no Projac, na Central de Produção da Record e nas redações da editora abril"”, conta.
A tradição no forró não impediu as bandas Mastruz com Leite e Limão com Mel de investir na divulgação de suas imagens. Através da Assessoria de Imprensa da Forrozão Promoções, os grupos musicais caem nas graças do público não só no palco, mas, principalmente na internet.
O encarregado de fazer esse trabalho é André Luframaia. Atualmente, além do Mastruz com Leite e Limão com Mel, ele cuida do Calango Aceso e Mel com Terra, todas, com exceção da LCM, pertencentes ao Grupo Somzoom, parceiro da Forrozão Promoções.
“Quando recebi o convite do empresário Jósimo Costa para ingressar ao grupo foi para cuidar a princípio da assessoria do Mastruz e do Calango e me senti em casa. Isso porque, desde a adolescência curto e sou fã das bandas da Somzoom. Na dianteira sempre esteve em destaque à banda mãe. Quando você passa a trabalhar com um produto em que você tem uma grande intimidade, fica muito mais confortável trabalhar. Você ter nas mãos a comunicação da banda que idealizou e impulsionou tudo o que é feito hoje pelas demais, é de muita responsabilidade. Até porque a pressão é grande”, relata.
Sobre a Limão com Mel, André confessa que foi um desafio aceitar fazer a assessoria da banda pernambucana.“É uma das mais queridas e adoradas bandas de todos os tempos e com um dos mais numerosos fã clubes do Brasil. Não é moleza. Sem dúvida alguma, o Limão e o Mastruz, são os dois produtos que mais demandam trabalhos pelas suas posições de destaque e notoriedade conquistadas no cenário nacional do forró”, ressalta.
Há também as que estão iniciando esse trabalho agora. É o caso das bandas Forró Sacode e Karisma. As duas apostaram em um blog na internet para deixar o público informado de tudo que acontece. “É através desse espaço que contamos tudo o que se passa com o grupo, desde a agenda de shows, até fotos, vídeos e novidades no grupo”, diz Rafael Lima, assessor da Sacode.
Atualmente, possuem assessoria de imprensa as bandas Cavalo de Pau, Cavaleiros do Forró, Encantus, Magníficos dentre outras.

Por: Hérlon Morais

Comente com o Facebook:

7
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário