
Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga completaria 99 anos na terça-feira (13). Para comemorar a data, Exu, cidade natal do Rei do Baião, vai ser palco do Festival Pernambuco Nação Cultural, que traz sete dias de festa para a cidade do Sertão do Araripe. A programação conta com shows no pátio de eventos e no Parque Aza Branca, onde serão montados dois palcos, missa, mostra de cinema e apresentações culturais.
O festival conta com a participação de diversos artistas da região do Araripe, uma forma de valorizar os músicos locais. “Todos eles bebem na fonte de Luiz Gonzaga, tudo do forró vem dele. O festival dá chance para os músicos do Araripe se apresentarem, dos forrozeiros locais mostrarem seu talento”, explica o coordenador geral do festival, Beto Rezende.
Nomes ilustres como Dominguinhos, Adelmário Coelho e Flávio Leandro fazem parte da programação. “Dominguinhos é aquele cara que tem toda uma simbologia, que é muito forte. Ele traz aquela marca de Luiz Gonzaga, não é a toa que é considerado sucessor dele”, conta Rezende. Waldonys, Beto Ortis, Genaro e Targino Gondim são outros nomes que o produtor ressalta na programação.
Realizado pelo Governo do Estado, através da secretaria de Cultura e Fundarpe, o festival conta com um momento especial no domingo (18), quando acontece uma missa embaixo do pé de juazeiro, no Parque Aza Branca, celebrada pelo bispo da diocese de Salgueiro, Dom Magnus Henrique. “Vão ser sete dias de comemoração para dar o ponta pé inicial dos cem anos de Gonzagão”, afirma.
Para Rezende, no próximo ano as festas serão ainda maiores para aquele a quem considera o maior compositor de todos os tempos. “A diferença de Gonzaga para os outros é que ele cantou de tudo, cantou a energia elétrica de Paulo Afonso, os animais do Sertão, a Asa Branca. Ele cantou o Brasil, ele é um cara sensacional, junto com os parceiros dele como João Silva e Humberto Teixeira. O que não vai faltar é homenagem nesse centenário”, acredita.
Além da programação musical, o evento conta com a Primeira Jornada de Cinema e Vídeo do Sertão do Araripe, em que serão exibidos 14 curtas-metragens, com palestra do cineasta Marcos Carvalho sobre o tema "Sertão". A mostra acontece na quinta-feira (15), a partir das 19h, no auditório do Colégio Municipal Bárbara de Alencar.
Fonte: G1
Comente com o Facebook: